17 setembro 2007

Feiras Novas

Quando se diz a alguém que more de Coimbra para baixo (nos casos que conheço, n sei se outros sitios é assim), para ir passar um fim de semana ao Minho, as reacções normalmente são muito diferentes que a mesma pergunta tendo como destino Algarve. Parece que para Norte os quilómetros contam a dobrar. É muito mais natural que haja gente a deslocar-se a sul do que para o Norte. Fazem mal… mais uma vez passei um fim de semana no Minho e o deslumbramento aumentou ainda mais. É inexplicável o ambiente que por lá se vive. Cada canto uma concertina, cantores ao desafio que se reúnem nos cafés fazendo rir quem passa. Gente que não tem pudor em nos ver beber água e da mesa ao lado nos gritar: - “A beber água??? Isso é para lavar os dentes, dá cá o copo, aqui bebe-se vinho, pá!” - ao mesmo tempo que me estica a mão com uma jarra de verde fresquinho.

E se só por isto vale a pena ir ao Minho, quando isso se alia a uma beleza natural ímpar, estamos naquilo a que eu chamo de paraíso. Ponte de Lima tá a tornar-se, a par de Vila Nova de Cerveira, as minhas duas vilas portuguesas preferidas.

By Bruno Raposo in Portal Pimba

2 comentários:

Cotimos disse...

recomendo vivamente ires a minha terra! pelo menos ao castelo Rodrigo que tem uma aldeia por dentro. simplesmente fantástico.

Anónimo disse...

Gosto muito do minho, aquele verde imenso encanta-me