11 abril 2007

Sr. Engenheiro


Não entando muito bem esta polémica, mas tenho a sensação que nasce do Portugal que nos foi herdado. Fala-se muito da herança Salazarista que ainda hoje vigora, mas nestas coisas que enchem as páginas dos jornais são fruto do Portugal que nos deixaram os libertinários. Um país que vive das aparências e dos títulos. Já parece o século XIX. Agora porque o homem afinal não é engenheiro já não pode ser primeiro-ministro? Uma das melhores lições que tive nos últimos tempos foi de um salazarista que me disse o quanto não valem os títulos antes do nosso nome. Devemos procurar sempre a humildade denos caracterizarmos como pessoas, portugueses, etc. e não como doutoures, engenheiros, arquitectos e outros que tantos... Acho que as pessoas só olham para o que as pessoas são, e os olhos que vejo em Portugal parecem sempre dois cifrões. Sinto pena de viver num país onde isto acontece. Devemos avaliar os outros pelo que fazem e não pelo que são, e a melhor avaliação somos nós que a fazemos. Quanto a mim, não me importava que alguém com a 4ª classe estivesse no governo. Se calhar as coisas não estariam tão mal.


Confesso que o primeiro contacto que tive com engenheiros foi com o famoso Eng. Paços de Ferreira, a tal personagem do Herman Enciclopédia, que era o responsável pela Expo 97. Parece que depois da expo, ninguém se lembrou de ir ver onde ele tirou o curso...

Sem comentários: