25 dezembro 2006

Enfim, o Natal!

Não é que deteste o Natal, porque até é uma festa importante da minha religião, mas começo a pensar nas coisas que se geram em torno do Natal. Vi à dias uma reportagem na CNN acerca de um canal americano ter feito uma cobertura de 3 horas em torno de uma árvore que iria ser acesa, lá para NYC. Quem, no seu perfeito juízo, fica 3 horas a ver televisão à espera que umas luzes se acendam, provavelmente numa cidade distante?

Por outro lado, assiste-se um pouco por toda a Europa aquilo a que muitos chamam de cristofobia. Foram proibidas festas de Natal em escolas e em empresas, sem notarem que hoje em dia o Natal deixou de ser uma mera manifestação religiosa, uma mera celebração, para passar a ser uma celebração cultural do consumismo em que vivemos. Até mesmo os judeus, nos EUA, celebram o Chrismakkah, uma união do Natal (christmas) com o Hanukkah (festa judaica que coincide no calendário). Neste aspecto, é de frisar que as susceptibilidades feridas são de pessoas que duma maneira ou se outra, precisam dos europeus para sobreviver.

Como disse Luís Afonso, no seu Bartoon (Público, edição de 24/12), o Natal é uma altura em que se convenciona que é bom ajudar os outros ser solidário; o problema é que no resto do ano, convenciona-se o contrário.

Portanto o Natal é hoje em dia, uma manifestação cultural global, em que os seres humanos tentam compensar o que não fizeram durante o ano inteiro. Basta perguntar os pedintes se no Natal recebem muito mais. As rádios e televisões, e agora também os bancos (!), fazem campanhas de angariação de fundos para diversas instituições. Não é que isto tudo esteja mal, o que está mal é não o fazermos durante o ano inteiro e vivemos bem, porque durante um mês (no Fórum Aveiro o natal começou a 1 de Novembro!) podemo-nos redimir daquilo que não fizemos durante os outros 11 meses. Falamos com aquelas pessoas que só falamos no Natal, reunimos a família, são apenas alguns dos exemplos do que podemos tirar do Natal. No entanto, tudo o resto que acompanha o Natal é-me indiferente. Talvez um dia as coisas venham a ser diferentes, e nisto, como em tudo acabo no povo: "o que é de mais, é moléstia"!

Sem comentários: